top of page
Foto do escritorMemórias e Atrativos do Bairro do Bixiga

A história do Bairro do Bixiga

Atualizado: 18 de nov. de 2021

Conheça um pouco sobre a história desse bairro localizado na Bela Vista, São Paulo-SP.


Os primeiros indícios do surgimento do bairro do Bixiga aconteceram no dia 01 de outubro de 1878, quando o português Antônio José Leite Braga ofereceu parte de seu terreno na Chácara do Bexiga para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia como agradecimento por ser bem acolhido na região. Com isso, um evento foi realizado neste dia para formalizar a doação, em que o Imperador Dom Pedro II colocou uma pedra na esquina das atuais ruas Santo Antônio e Major Diogo que simbolizava a mudança naquelas terras, que naquele momento deixavam de ser uma chácara para tornarem-se juntas um bairro.

Notícia do jornal “A Provincia de São Paulo” sobre o ocorrido

Fonte: Portal do Bixiga.

Seus aspectos originais eram os morros, os brejos insalubres e os três córregos que atravessavam a região que dificultavam o desenvolvimento local e acabavam barateando os preços dos lotes que atraiam imigrantes europeus que fugiam da fome e desemprego em seus países, e negros libertos no final do século XIX que viviam nas Margens do Rio Saracura.


Notícia do “Jornal da Tarde” – 05/01/1880

Fonte: Portal do Bixiga.

Os primeiros imigrantes que chegaram no Bixiga foram os Italianos, que a princípio procuravam oportunidade de trabalho nas lavouras, porém muitos perceberam condições melhores na capital e se instalaram no bairro. Com o crescimento da população, casas começaram a ser construídas e a prefeitura começou a criar ruas. Tanto para os italianos, quanto para os negros, o bairro do Bixiga era a “Terra da Esperança’, pois adotou todos enquanto eles estavam com saudade da pátria e precisavam recomeçar suas vidas. No final do século XIX mais de 70% dos moradores eram italianos que dividiam sua mão de obra em fabricas do Brás e atividades que já desenvolviam na Itália, como alfaiates, sapateiros, mestres de obras, padeiros, barbeiros, engraxates e cantineiros.

Já os negros naquela época, representavam 30% da população e após se tornarem livres foram aos poucos saindo da encosta do Rio Saracura e se estabelecendo na cidade com os italianos. Com a influência dos imigrantes italianos, dos negros e de outros imigrantes que foram chegando ao longo dos anos, o bairro do Bixiga, é hoje um dos mais tradicionais de São Paulo, com uma importância histórica e cultural muito ampla, pois seus morados cultivam até hoje suas origens. Possui uma diversidade gigantesca e se destaca em todos os aspectos, no lado religioso com igrejas e festividades famosas, como a Festa de Nossa Senhora Achiropita. No aspecto cultural, com os museus, feiras, as casas famosas e os teatros, como o Teatro Oficina que é um patrimônio histórico desde 1982. Já no âmbito gastronômico, existem várias cantinas em suas ruas estreitas, como a Cantina Speranza, bares, restaurantes de várias regiões e cafés. Desta forma, Bixiga é muito amplo e cheio de histórias que tornam o bairro um importante ponto da cidade de São Paulo para moradores e turistas que procuram enriquecer seus conhecimentos e se aprofundar na história da região.


Imagem bairro do Bixiga

Fonte: Cidade São Paulo.


REFERÊNCIAS

NETTO, Carmo. Jornal da Unicamp: Bexiga, história viva das origens da Cidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2019/03/11/bexiga-historia-viva-das-origens-da-cidade-de-sao-paulo>. Acesso em: 23 out. 2021.

PORTAL DO BIXIGA. História: desde 1878 o bairro mais tradicional da cidade. Disponível em: <http://www.portaldobixiga.com.br/historia/>. Acesso em: 23 out. 2021.

CIDADE DE SÃO PAULO. Bixiga. Disponível em: <https://cidadedesaopaulo.com/atrativos/bixiga/?lang=pt>. Acesso em; 25 out. 2021.






58 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page